Zaida Amaral

Zaida AmaralZaida Amaral é uma arquiteta urbanista, especializada em arquitetura ambientalista chinesa (feng shui), design de ecovilas e facilitação de programas para sustentabilidade.

Com 25 anos de experiência em planejamento de espaços, ela é principal do Design de Ressonância facilitando a harmonização dos ambientes internos e externos da resiliência pessoal, espacial e planetária, catalisando os processos do construir comunidade e restaurar os valores do viver em harmonia consigo, com o outro e com o seu meio ambiente.

Trabalha como consultora e facilitadora, criando espaços sagrados e sustentáveis para uma variedade de clientes como comunidades intencionais, organizações, ashrams, grupos, famílias e indivíduos.

Bons Fluidos - Nov 2014 - capa

 

Veja o artigo publicado na revista Bons Fluidos sobre a casa da Zaida, projetada e construida dentro dos princípios do feng shui desde a orientação da casa no terreno até o conceito de mínimo impacto ambiental.

 

 

Paralelamente, ela é treinadora oficial e uma das catalisadoras do movimento internacional Transition Towns (Cidades em Transição), ministrando treinamentos no Brasil e nos Estados Unidos.

TEDx – Zaida Amaral – Movimento Internacional Transition Towns: 11 minutos de inspiração.

Background:

Zaida morou em Novo México nos Estados Unidos de 2000 a 2010, e como diretora fundadora do Resonance Design prestou consultoria de feng shui a muitos clientes do setor do desenvolvimento humano e de curas holísticas.  Também fundou o Ecovillage Design Southwest, onde coordenou e co-facilitou em 2007 o primeiro programa norte-americano do Gaia Education – Design for Sustainability – certificado pela ONU em parceria com a Universidade do Novo México.  Como co-fundadora da Sustain Ability Trust, ela inspirou vizinhos, amigos, familiares e organizações a desenvolverem sua própria visão de sustentabilidade e trabalhou por cinco anos na co-criação de uma ecovila urbana na cidade de Albuquerque NM.

Zaida retornou ao Brasil no 2010, onde veio para desenvolver junto as comunidades e ecovilas o Design de Ressonância, para se unir ao time de treinadores do Transition Towns Brasil e para ativar o projeto de desenvolvimento da Ecovila Cunha – Treinamento para o Desenvolvimento Sustentável – um espaço de retiro, think-tank e aprendizagem instalado no coração da Mata Atlântica a qual ela é uma das co-fundadoras e catalisadoras. Atualmente mora no Espaço Flor das Águas, uma ecovila e comunidade espiritual localizado nos arredores da cidade de Cunha, SP.

Como parte do seu empoderamento e desenvolvimento pessoal/espiritual, e de sua dedicação à criação de uma civilização planetária iluminada, Zaida é também master wizard Avatar – programa internacional de auto-desenvolvimento com ferramentas para exploração da consciência para o viver deliberadamente.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS-Brasil, Zaida é certificada em Design de Ecovilas pela Fundação Findhorn na Escócia, e autodidata na especialização do feng shui, tendo participado de vários programas independentes ao longo de 15 anos de aplicação e observação de suas técnicas pessoais do feng shui clássico, escola da forma, feng shui intuitivo e por isso, integrativo.